sábado, 5 de março de 2011

Será que vai chover? Escolhendo uma data baseada em médias meteorológicas


Amigas do off-white,
carnaval rolando, mas ó, estamos aqui ligadinhas nas liquidações de convites do David's Bridal e do The Knot (coisa que aprendi: economizar significa fazer um cartão internacional e comprar na China, nos EUA. Brasil = superfaturamento). Hoje chove aqui nas Highlands de São Gonçalo, mas já soube que na cidade do Rio está ok e que poderá rolar uns blocos lá pra de tarde. Enquanto não vou fazer uma escova e prancha totalmente em vão (bloco de escova, o nome disso é psicose) vamos aqui nos falando sobre como escolher uma data pra casar tendo como norte o planejamento do clima meteorológico.
Como todo mundo fala e escreve por aí, a primeira coisa a ser decidida na festa/cerimônia de casamento é o lugar onde se dará o pleito (a primeira coisa a ser decidida no casamento como um todo é, obviamente o noivo e o lado da cama em que você deitará pros próximos anos, se isso tá ok..). Tendo isso acertado, fica subentendido qual será o tom da sua festa/cerimônia: se num salão bacana, uma balada, se numa estância, um churrasco gaudério, se num sítio, um lance casual e riponga. O conceito da festa fica encerrado na estrutura física que você escolheu.
É a partir dessas duas coisas definidas - só a partir delas, gente - é que vamos escolher uma data.

Claro, tem isso de casar no dia em que o seu cachorro morreu, no dia em que vocês tomaram sorvete pela primeira vez, no aniversário do seu sogro ou num dia baseado nalguma devoção extravagante, sei lá, ao aos Beatles, pode acontecer: você tem uma data e vai casar NAQUELE DIA e que se foda. Esse post também te ajudará. (pode falar palavrão aqui, não pode?) Porque, se você já sai com a data definida, deve estar ciente se naquele dia neva ou se só dá geada. Saiba que, nesse caso, você terá de definir o lugar baseada (o) nas informações metereológicas, de floração, de bom humor cósmico da época.


Nos dois casos, a idéia é que você possa planejar sistemas de aquecimento ou de refrigeração, cobertura ou um bom espaço indoor. Se um local pra casar já é uma parada cara, não faz sentido você, no dia, ter de se virar pra alugar um toldo, um cacete que vai encarecer ainda mais a situação. Minha ideia é decidirmos sobre datas e locais baseados na probabilidade climática praquela época. O Brasil é grande, amigas, não adianta eu vir aqui e dizer que em julho chove pouco. Não vamos nos ater a dados etéreos, precisamos do pornô do negócio: meses, locais, incidências pluviométricas etc. Então escrevam isso no moleskine de vocês: INMET. O Instituto Nacional de Meteorologia é UM LINDO.
Se está tudo nas mãos de Murphy e de São Pedro, ainda temos a matemática e as estatísticas pra minimamente traçarmos um plano de ação/festa. O que proponho? Aqui, vamos puxar as médias anuais de pluviometria (medição de chuvas) e de estiagem (quando não chove nunca) pra todas as regiões do país.

Como funciona?
O INMET trabalha com trimestres intercalados. Novembro-Dezembro-Janeiro, depois Dezembro-Janeiro-Fevereiro, Janeiro-Fevereiro-Março e assim por diante. Usaremos aqui a medição Quantis de precipitações observadas. Pra vocês terem uma ideia, os caras tem médias registradas desde 1962! Dá pra você pegar e fazer uma média dos últimos 10 anos (vou dizer dez anos porque aí já pegamos períodos de mudança climática, camada de ozônio ferrada, el niño e todas essas coisas que cê já sabe).

Onde fazer isso?
Site do Instituto Nacional de Meteorologia - em CLIMA -> CLIMATOLOGIA
Está aqui ó http://www.inmet.gov.br/html/climatologia.php?lnk=../webcdp/climatologia/chuva_quantis/


Vou exemplificar aqui com a ajuda do printscreen e do nosso nobre companheiro, o Paint. Algumas Projeções trimestrais (lembrando que os meses intercalam) usando os anos de 2005 a 2010. Vamos colocar em foco o mês de MAIO. Clique nas imagens para ampliar.



Utilizamos as três combinações possíveis de semestres intercalados para descobrir as tendências climáticas para o mês de maio. Vamos agora fingir um casamento que vá rolar em Joinville, Santa Catarina, esse estado agraciado, de homens interessantíssimos e olha que nem estou falando do Rafael. (caso tenha dificuldades de localizar o município sem nomes no mapa, peça ajuda pra mamãe)

Entenda as legendas
Perceberemos que, exceto para os trimestres intercalados de 2009, dos anos de 2005 a 2010 o mês de maio foi chuvoso no litoral catarinense. Se para essa noiva hipotética é obrigatório casar em maio, melhor programar-se para um salão fechado, pruns guarda-chuvas e prum tempo gostoso pra maquiagem (porque Joinville no calor é insuportável).

Entendeu, galera?? Divirtam-se, boa sorte, mas não esqueçam que o lance é, por via das dúvidas, colocar Santo Antônio e São Pedro de cabeça pra baixo. Ou, se não for a vibe religiosa de vocês, deixem Jesus avisado em orações. O tempo é complicado de prever, ainda mais com tantas alterações climáticas, mas buscar tendências e confiar na probabilidade ainda é um meio para se programar e para montar uma estrutura confortável pra todo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...