segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Arranjos plantados na decoração do casamento (elas podem virar lembrancinha também!)

E aí, senhoras? Como vão suas belezas casadoiras?
Eu tava aqui pensando em fazer uma postagem simplezinha na fanpage sobre centros de mesa usando arranjos plantados, mas aí, pesquisando imagens, percebi que o espaço lá seria pequeno pra falar de um assunto tão interessante e que rende um monte de outras questões - esta é minha vida: achar arranjos de plantas interessantes, sorry sociedade.
Já faz um tempo que venho me encantando com flores e plantas, por cultivar coisas aqui em casa. Começou com uma ida aqui e ali no supermercado, comprando uma samambaia, comprando um vaso de kalanchoe, uma suculenta... de repente me vi super afogada em informações sobre as diversas espécies de crisantemos, sobre épocas de cultivo de rosas, transplante de plantas para outros vasos e etceteras mil a respeito disso tudo. Cultivar plantas, sejam elas comestíveis ou não, é terapeutico e gratificante. Tem me dado um outro olhar sobre as árvores de beira de rua e sobre a varanda da minha mãe, que parece um matagal maluco que tenho frequentado hoje com asiduidade: mãe, dá uma muda aí! 
Mas o que tudo isso tem a ver com casamentos? Bem, acho que esse meu fascínio tá nascendo do próprio fato de eu me envolver na escolha das plantas/flores e tipos de arranjos nos casamentos que tenho assessorado. Flores são uma das linhas base da decoração e estou convencida de que não basta chegar e enfiar "arranjo bola", "arranjo com folhagens" "arranjos sem folhages" num descritivo e sair por aí aliviada porque eliminou mais um item. Não é apenas o formato, tem também as cores, as texturas, as espécies, a forma de exposição dos arranjos influenciando diretamente na mensagem que aquela decoração quer passar. Foi a partir desse ponto, com a influência forte da minha ex-noiva e amiga Deborah Porto, que comecei a pensar mais fora da caixa e a sacar um negócio: por que não arranjos plantados? 
Caminho de samambaia: ousadia e alegria

Apenas chorando arco-íris com a avenca na redoma
Caras, isso não é nenhuma novidade. Super me lembro dos aniversários da minha avó que a galera ia no mercadinho da esquina, comprava um monte de vaso de kalanchoe e colocava nas mesas embrulhados com plástico celofane. No fim das festinhas, cada um catava seu vaso, levava pra casa e ia ser feliz enfeitando a própria casa com florzinhas marotas. O negócio servia tanto de enfeite quanto de lembrancinha e lembro que isso era maior vibe boa. Claro, uma decoração de casamento feita com kalanchoes embrulhadas em plástico furta-cor seria uma coisa bem zuada; passaria uma mensagem de descuidado, de joga as pranta tudo ae! que não é bacana, mas podemos partir dessa ideia pra montarmos uma atmosfera de casa, de aconchego e de coisas vivas no casamento. De brinde, a gente ainda economiza uns trocados!



ESCOLHA UM VASO LEGAL
O maior problema das plantas em vaso aplicadas a decor do casamento é o fato dos vasos plásticos serem bem sem-graça e prejudicarem muito a estética da sua plantinha. Claro, se você cavucar, pesquisar com disciplina, vai descobrir que as distribuidoras de plantas tem buscado inovar oferecendo vasinhos coloridos e mesmo em tons metálicos sem que isso afete o preço final do produto.
Se você conseguir encontrar esses vasos mais interessantes, se tiver embarcado num casamento de decor mais despojada, pode enfeitar tudo com washii tapes ou passar uma fita colorida (lisa ou estampada) que dê uma bossa nova ao seu vaso de supermercado.
Caso a ideia seja fazer uma coisa mais rústica e/ou com carinha de casa-da-vó, a dica master é transferir as plantas/flores dos vasos plástico para aqueles de cerâmica. O vaso de cerâmica é super versátil, gente! Dá pra passar fita de rendinha nele, dá pra pintar, dá pra esfregar musgo e deixá-lo com cara de abandonado na floresta... O céu é o limite! Fica liiiiindo!
Latas vintage ou encapadas com tecido também dão o maior efeito. Só atenção: se a ideia for dar as latas pros convidados levarem, não se esqueça de adicionar um manual de instruções pra que a pessoa possa transferir a planta prum lugar mais adequado (latas enferrujam e não tem orifício pra escoamento de água).
Uma dica ma-ra-vi-lhes-se é colocar os vasos de plástico dentro de caixotes ou mini caixote de feira. Você pode cobrir tudo depois com musgo seco (vende nesses CEASAS e CADEGs da vida!) que vai deixar com cara de que está tudo plantado junto.

>> Aqui <<  tem o tutorial pra fazer esse arranjo

OLHO NA COMPOSIÇÃO!
A mesma regra que se aplica aos arranjos de garrafas (veja aqui!) vale para os arranjos plantados: é tudo uma questão de composição. Mesas redondas pedem um arranjo com diâmetro de ocupação - a área redonda onde vão entrar os potes, vasos ou vidros) proporcional ao diâmetro da mesa porque se não fica um troço de planta solitário no meio da mesa que, por mais que seja um linda orquídea, vai deixar tudo com cara de vazio. Colocar vários vasos de tamanhos diversos, mesclar potinhos com garrafas, plantas com flores, misturar espécies... deixe sua imaginação carnavalesca voar.

Esse composè de flores exóticas ficou de tirar o fôlego!


TIPOS DE PLANTAS E FLORES QUE VÃO DAR SUPER CERTO NA SUA DECÓR

Suculentas:  são muito amor! Ok, sou meio suspeita porque faço coleção, mas simplesmente amo ganhar mini cactus e vejo que os convidados se apaixonam perdidamente toda vez que eu falo "olha, pode levar a plantinha pra casa". Recomendo com força! 

Temperos e ervas aromáticas: sucesso de público e crítica!! Temperinhos dão a maior bossa nova na decoração e se tornam lembrancinhas preciosas. Fáceis de cultivar, vão fazer parte da vida dos convidados não só por razões enfeitativas, mas também por razões culinárias e olfativas! Entre as ervas e temperos bonitos e cool temos: aspargos, alecrim, manjericão, hortelã, pimenta, lavanda e orégano.


Plantas decorativas: nessa lista a gente tem aquelas plantas que são lindas de ver e de cultivar. Elas vão enfeitar o casamento e depois vão divar na casa dos seus convidados. Entre as mais fodonas temos: samambaia mini, avenca, alisso e begônia rex.

Flores: levar pra casa flores de corte e tê-la decorando a casa por 2 ou 3 dias pode ser bem legal, mas mais legal ainda é poder levar pra casa uma flor que, se tratada com carinho, vai ficar vivinha da silva por muitos anos na sua casa. As melhores flores de vaso pra decorar e depois presentear os convidados são: begônia, azaléia, crisânetemos (dairin, calcutá ou margarindinhas são as espécies mais interessntes), plectrantus (ela é uma flor cheia de florzinhas, você pode pedir pra sua florista separar mudas em pequenos vasos), amor perfeito e dália.


SÓ PRA TERMINAR
Volta e meia vejo casais que não curtem muito usar flores. Seja por motivo de alergia, porque não curtem ou porque não querem flores perecíveis, essas pessoas buscam uma forma de contornar a situação sem deixar o casamento feio. Particularmente, acho importante a presença de flores em especial na mesa de bolos ou doces. Elas dão vida e "cara de festa" ao ambiente, mas nada te impede de misturar flores de corte (perecíveis) a flores plantadas e plantas de verdade (sejam plantadas ou cortadas). Tenho visto muitas floristas gringas investirem numa mistureba de plantas verdes que conferem a decor um clima de bosque muito bacana. Diferentes tipos de trepadeiras podem ser misturadas a flores de corte nobres como ranunculus e rosas e florzinhas delicadas, também é bacana misturar plantas de folhas roxas com outras de folhas acinzentadas. Plantas com folhas de formatos diferentes são show de bola na hora de decorar.

8 comentários:

Unknown disse...

Acho muito charmoso arranjos feitos assim, e usar como lembrancia vale pra economia tbm! huahauhauhauhua
No meu casamento pretendo usar arranjos feitos em potinhos e garrafinhas para centro de mesa! *.*
Beijin procê!

Estou começando com o blog agora, estou te seguindo, se poder dar uma forcinha lá:

Vermelho Cereja

Anônimo disse...

Cara Prill você é muito engraçada! Tô passando mal de rir aqui com seus posts lá de 2011 quando você casou...você é muito verdadeira, autêntica e fala o que tem vontade mesmo. Adoro isso! Achei seu blog por acaso vendo uma foto sua no Recanto do Barão, que é o local onde vou casar e me interessei em olhar o blog. Vou continuar de olho!!!

Beijos

Karine

Franciele disse...

Amo amo fazer essas coisas, fácil de fazer, lindos e originais.

Beijo

um-casamento.blogspot.com.br/

Roberta Rodrigues disse...

Amei as dicas!
Imagens lindíssimas no post, ótima fonte de inspiração!
Beijocas!

http://casamenteiracerimonialista.blogspot.com

Mari e Léo disse...

Essa ideia é ótima, minhas amigas levaram flores dos arranjos para casa, jogar fora seria um crime, flores tão lindas. Mas em potinhos e vidros pequenos assim facilita muito. Uma graça.
=)

Daniela disse...

amei esses centros de mesa coloridinhos com essas garrafas recicláveis... ainda nem decidi o do meu casamento, mta coisa pra pensar ainda rsrs

beijos, seu blog é lindo!!!
weddinginsummer.blogspot.com.br

Unknown disse...

Menina, que coisas lindas! Uma das idéias que você mostrou já está praticamente esquematizada para meu chá de panela. Agora estou procurando as flores ideais para a decoração do casamento, e inclusive eu mesma quero cultivá-las. Não tenho data de casar ainda, mas ideias já tenho aos montes! E mais agora conhecendo essa página! =D Parabéns!

Lenise Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...